sábado, 30 de maio de 2009

Porque continuamos independentes!

Nós, da chapa Ágora, nos recusamos a ser manipulados por qualquer tipo de orientação de partidos políticos ou ideologias como fantoches. Acreditamos que nossas afinidades políticas ou ideológicas podem e devem servir para construirmos um CACIS cada vez melhor, mas sem que nossas ideias já venham prontas como uma determinação de partidos ou pseudo-entidades estudantis.

Somos futuros cientistas sociais e temos por obrigação não nos levarmos pelo senso comum. A reprodução de um discurso pronto, sem ter tomado conhecimento de todas as faces da questão, é um erro que não podemos deixar acontecer. O pré conceito sobre determinado assunto atrapalha a investigação real dos fatos e nos leva a conclusões errôneas.

A independência é um modelo de gestão que tem dado certo, inclusive sendo adotado por outros CAs da UERJ, como os da Psicologia, da Biologia e do IME, entre outros, e em outras universidades do país como o Centro Acadêmico das Ciencias Sociais da UFPB (onde acontecerá o ENECS desse ano) e o DCE da UNB, por exemplo. Depois de décadas de manipulação ideológico-partidária, os alunos estão vendo que somente uma gestão livre é capaz de garantir a participação de todo o corpo estudantil.

Por isso temos em nossa chapa alunos com diversas formas de pensamento, o que não nos impede de dialogarmos com maturidade e respeito sobre os assuntos mais divergentes e chegarmos a um consenso. Por isso continuamos fazendo questão de ter uma gestão independente! Porque uma única forma de pensar limita as possibilidades de agir com responsabilidade e imparcialidade.

por Rose Angela

Um comentário:

  1. Em 1923, Trotsky escrevia: “Os comunistas não temem a palavra ‘partido’ porque seu partido não tem, nem terá, nada em comum com os outros partidos. Seu partido não é um dos partidos políticos do sistema burguês (...). Por isso, os comunistas não têm nenhuma razão – nem ideológica, nem organizativa – para se esconder atrás dos sindicatos”.>>COITADO DE TROTSKY, DEVE ESTAR SE REMUENDO NO TÚMULO

    ResponderExcluir